...

“Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
Fazer é demonstrar que você o sabe.
Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.”
(Richard Bach)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A formação integral do ser humano

Não é mais possível falar sobre a formação integral do ser humano, sem uma discussão sobre a instrução educacional, pois é algo permanente por toda a vida, é um processo de aprendizado contínuo. Para que aconteça a educação da forma desejada é necessário uma serie de estratégias educacionais, envolvendo escola e família, pois esta, hoje é vista como algo permanente, não é mais uma etapa que só estuda e depois entra para a sociedade, deve-se levar em consideração os princípios da criatividade, qualidade, competência e colaboração, princípios que permitam avançar para uma nova formação do ser humano.
Ao começar uma aula é o professor que tem autoridade naquele momento, ele tem uma grande liberdade de ação, mas é de muita importância que tenham consciência de que são eles os modelos de valores e padrão que o aluno imitará, são deles que o aluno levará a lembrança para a vida toda, ou será o professor que o aluno rejeitará e esquecerá.
Preocupe-me sempre em tornar as aulas atraentes e agradáveis Procuro auxiliar os jovens a avançarem em seus desafios, a descobrirem quem são e do que são capazes, busco sempre dar prioridade ao que o aluno aprende e não ao que queremos ensinar, pois li um dia que “Hoje o professor não dá mais informação, os alunos chegam com elas! Cabe ao professor ajudar a selecioná-las e Transformá-las em conhecimento cientifico, usando suas teorias na prática. Ele deve ‘aprender a aprender’ com os alunos e com toda a comunidade, que precisam participar da escola”.
Para tanto, é preciso obter uma maior atenção aos critérios de sua formação, Tais critérios devem voltar à formação do professor e do homem como um todo, por isso não deve limitar-se apenas às disciplinas do currículo escolar. È importante estimular a criatividade, valorizando e extraindo do homem tudo aquilo que o diferencia dos outros seres: a sua racionalidade, a inteligência e a liberdade. Destarte, o homem ficará seguro de que a sua formação valoriza suas competências e qualidades.

Um comentário: