...

“Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
Fazer é demonstrar que você o sabe.
Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.”
(Richard Bach)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O melhor conto de fadas



Clik na imagem para ampliar

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

20 perguntas IRRESPONDIVEIS

"1- Por que quando alguém nos pede que ajudemos a procurar um
objeto perdido, temos a mania de perguntar: 'Onde foi que você perdeu?

2- Por que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam
numa época antes de Cristo?

3- Por que o Dunga levou aquele time pra copa?

4- Se depois do banho estamos limpos porque lavamos a
toalha?

5- Como é que a gente sabe que a carne de chester é de chester
se nunca ninguém viu um chester?(vc já viu um chester?)

6- porqe zeeca pagodinho canta samba
e exaltasamba conta pagoode?

7- Por que estudamos se nem pra ser presidente precisa ter nivel superior???

8- Por que a palavra 'Grande' é menor do que a palavra
Pequeno?

9- Por que 'Separado' se escreve tudo junto e 'Tudo junto' se
escreve separado?

10- Se o vinho é líquido, como pode existir vinho seco?

11- Como se escreve zero em algarismos romanos?

12- Por que quando a gente liga p/ um número errado nunca dá ocupado?

13- Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais
força, quando a pilha está fraca?

14- Como sabem que o universo é infinito se ninguém quase nem passa de Plutão?

15- Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram,
para poder acertá-lo?

16- Por que o o Super-homem usa a cueca por cima da calça?

17- Como foi que a placa 'É Proibido Pisar na Grama' foi colocada lá?

18 - quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha??

19- Por que tem gente que acorda os outros para perguntar se estavam
dormindo?

20- Se o Pato Donald não usa calças, por que ele amarra uma toalha na
cintura quando sai do banho?"

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A formação integral do ser humano

Não é mais possível falar sobre a formação integral do ser humano, sem uma discussão sobre a instrução educacional, pois é algo permanente por toda a vida, é um processo de aprendizado contínuo. Para que aconteça a educação da forma desejada é necessário uma serie de estratégias educacionais, envolvendo escola e família, pois esta, hoje é vista como algo permanente, não é mais uma etapa que só estuda e depois entra para a sociedade, deve-se levar em consideração os princípios da criatividade, qualidade, competência e colaboração, princípios que permitam avançar para uma nova formação do ser humano.
Ao começar uma aula é o professor que tem autoridade naquele momento, ele tem uma grande liberdade de ação, mas é de muita importância que tenham consciência de que são eles os modelos de valores e padrão que o aluno imitará, são deles que o aluno levará a lembrança para a vida toda, ou será o professor que o aluno rejeitará e esquecerá.
Preocupe-me sempre em tornar as aulas atraentes e agradáveis Procuro auxiliar os jovens a avançarem em seus desafios, a descobrirem quem são e do que são capazes, busco sempre dar prioridade ao que o aluno aprende e não ao que queremos ensinar, pois li um dia que “Hoje o professor não dá mais informação, os alunos chegam com elas! Cabe ao professor ajudar a selecioná-las e Transformá-las em conhecimento cientifico, usando suas teorias na prática. Ele deve ‘aprender a aprender’ com os alunos e com toda a comunidade, que precisam participar da escola”.
Para tanto, é preciso obter uma maior atenção aos critérios de sua formação, Tais critérios devem voltar à formação do professor e do homem como um todo, por isso não deve limitar-se apenas às disciplinas do currículo escolar. È importante estimular a criatividade, valorizando e extraindo do homem tudo aquilo que o diferencia dos outros seres: a sua racionalidade, a inteligência e a liberdade. Destarte, o homem ficará seguro de que a sua formação valoriza suas competências e qualidades.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

"JABULANIS E FULEIRAGENS" - Falcão




" Depois de um mês de vuvuzelas, jabulanis, maradonagens, dunguices, polvo vidente, e outras fuleiragens; e já com a cabeça e o coração agoniados de tanto ouvir falar em Eliza, e Mércia, e Bruno, e Macarrão, e Bispo, e Coxinha, e Bola, e cachorros comendo gente, e corpos boiando na lagoa; quando eu pensava que as coisas iam voltar à mesma velha pisada lheguelhé de antes, eis que me chega o Jornal do Commércio, de Recife, com a manchete: "Usuários do Orkut discriminam vítimas das enchentes no Nordeste". É que um grupo de brancos-loiros-olhos azuis, todos gente fina e educada do sul-sudeste do Brasil, num momento de ócio e reflexão, resolveu criar, no tal saite Orkut, uma comunidade sutilmente denominada "Eu odeio Nordestino", onde num fórum intitulado "Enchentes no nordeste", uma usuária de nome Julia Schemman, foi logo descarregando: "Acho que os cabeçudos vão vir em massa para SP, to muito preocupada com isso" (sic), no que foi corroborada por um tal de Thiago Luiz, que escreveu: "Eles vão falar que perderam tudo na terra deles e vão procurar alguma beira de córrego em SP para construir barraco ou virar mendigos no centro da cidade" (sic, também). Respirei fundo e continuei lendo, até quando o diário pernambucano arrematou a história me informando que ainda teve um elemento de alcunha Thomas Rebel, que vomitou: "Seria bom se todos eles morressem na enchente, afinal nordestino é um animal q não sabe nadar" (sic, de novo).

Dá pra ter paciência com uma idiotice dessa qualidade? Dá pra acreditar que só é satânico quem tortura, mata e desossa a amante? Dá pra dizer que só está errado quem convoca e escala Felipe Melo, pra seleção brasileira?

Pelas cinco chagas de Mané Valentino, quem souber me responda: Que diabos é que se passa na cabeça desse povo? Será que eles ainda acreditam naquele velho bodejado nazista, que a cor da pele, ou o lugar onde nasceram os torna melhores?"



*Você só é melhor do que eu, se for melhor do que você.*
Escrito por Falcão no seu blog - http://blogdofalcao.zip.net/

sábado, 24 de abril de 2010

Será que o melhor professor é aquele que explica “tudo certinho”, sem dar tempo ou chance ao seu aluno de fazer perguntas, de ter dúvidas?



Ao começar uma aula é o professor que tem autoridade naquele momento, ele tem uma grande liberdade de ação, mas é de muita importância que tenhamos consciência de que são eles os modelos de valores e padrão que o aluno imitará, são de nós que o aluno levará a lembrança para a vida toda, ou será o professor que o aluno rejeitará e esquecerá.

Preocupe-me sempre em tornar as aulas atraentes e agradáveis Procuro auxiliar os jovens a avançarem em seus desafios, a descobrirem quem são e do que são capazes, busco sempre dar prioridade ao que o aluno aprende e não ao que queremos ensinar, pois li um dia que “Hoje o professor não dá mais informação, os alunos chegam com elas! Cabe ao professor ajudar a selecioná-las e Transformá-las em conhecimento cientifico, usando suas teorias na prática. Ele deve ‘aprender a aprender’ com os alunos e com toda a comunidade, que precisam participar da escola”.

Estou o tempo todo pensando em como encorajar meus alunos em suas descobertas.

terça-feira, 23 de março de 2010




Quando um velho palestrino me disse que a exaltada e comovente paixão de um palmeirense pelo verde e branco vai até o infinito, eu quase acreditei. Mas o tempo e a vida me ensinaram que o infinito é pouco, um quase nada, incapaz de mensurar o sublime e enternecido amor de um verdadeiro palmeirense pelas suas cores. Para ele, o Palmeiras transcende a tudo; ao real, ao irreal, ao imaginável, ao inimaginável e está muitas fronteiras além do infinito, no infinito de todos os infinitos, levando em sua alma de aura verde e branca, todo o devotamento e a afeição de uma imensa coletividade, traduzidos pelo maior e mais sublime de todos os sentimentos, o amor. E o amor, disse o poeta, é verde. É até lá que vai a paixão do palmeirense pelas suas cores. Muito além da terra, dos astros, dos planetas, das estrelas, dos cometas, das galáxias e do próprio universo. Muito além de tudo, da própria imaginação e de nossos sonhos. Onde só o Palmeiras pode chegar!!!